Poster (Painel)
1048-1 | Critérios de seleção de conteúdos de Biologia utilizados por professores em formação inicial | Autores: | Barboza, R.1, Rodrigues, F.1, Martorano, S. A. A.1, Gouw, A.M.S.1 1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo |
Resumo: A grande quantidade de conteúdos de Biologia é uma barreira para o ensino atual. Por isso, é necessário habilitar professores em formação inicial para que sejam capazes de selecionar conteúdos de forma significativa com o intuito de favorecer a aprendizagem de diversas habilidades e permitir sua contextualização e aplicabilidade no cotidiano dos estudantes. Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos com estudantes de licenciatura em Ciências, sobre os critérios utilizados por eles para selecionar conteúdos relacionados a organismos patogênicos. Além disso, também discutimos as justificativas da seleção. Os resultados mostram que a seleção de conteúdos pelos estudantes vai além do conhecimento biológico em si e leva em conta sua relevância para a vida cotidiana dos estudantes do Ensino Médio. Estes resultados enfatizam a importância de se trabalhar competências que habilitem os professores em formação inicial a tomar decisões baseadas não só nos conteúdos, mas também na realidade da sala de aula. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação inicial de professores, Ensino de Biologia, Escolha de Conteúdo |