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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1042-1

Poster (Painel)


1042-1

Alfabetização Científica e Criança: uma proposta de ferramenta teórico-metodológica para análise de ações educativas em espaços de educação não formal

Autores:
MARQUES, A. C. T. L.2,1, SCALFI, G.2, ISZLAJI, C.2,3, MARTINS, B. M.2, MARANDINO, M.2
1 IFSP - CAMPUS SP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP, 2 FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 3 IB - Museu de Microbiologia do Instituto Butantan

Resumo:
Entendemos a alfabetização científica (AC) como um direito dos cidadãos e um processo que ocorre ao longo da vida em diferentes espaços educacionais. Partimos do pressuposto de que também a criança, entendida como sujeito ativo, partícipe e produtora de cultura, pode ser considerada um sujeito da AC, via promoção de diálogo entre culturas infantis e cultura científica. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é propor uma ferramenta teórica-metodológica de indicadores e atributos de AC para crianças, com intuito de analisar exposições e ações educativas. Para construção da ferramenta, realizou-se uma releitura das pesquisas realizadas por Cerati (2014) e Oliveira (2016), articulando a concepção de AC às especificidades da criança. A ferramenta é composta por quatro indicadores (Produção de conhecimento científico, Interface social, Institucional e Estético/Afetivo/Cognitivo) e seus atributos. Ressaltamos tratar-se de uma ferramenta em construção, a ser validada à luz de dados empíricos, o que possibilitará a incorporação de novos elementos.

Palavras-chave:
 ações educativas, alfabetização científica, crianças, indicadores