Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1035-1

Poster (Painel)


1035-1

Concepções de estudantes da pós-graduação em química da UFBA sobre a educação ambiental numa perspectiva crítica

Autores:
Jesus, E. G. 1,1, PINHEIRO,B.C.S.1,1, Peneluc, M. C.1,1
1 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade investigar as Representações Sociais dos pós-graduandos do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O referencial teórico adotado apoia-se como na Educação Ambiental Crítica como meio para a construção de um projeto político-pedagógico-ambiental que tem na realidade concreta sua âncora para a análise da relação homem-natureza. A ferramenta utilizada para realizar a coleta de dados desta pesquisa foi um questionário aberto e sua análise foi realizada através da análise de conteúdo por categorias temáticas. Os resultados obtidos mostraram que os pós-graduandos possuem uma visão naturalista e conservacionista sobre a temática ambiental o que sugere que esta dimensão é pouco discutida a luz de um viés crítico emancipatório na pós-graduação. Eles consideram importante a inserção da EA.

Palavras-chave:
 Educação ambiental, Perspectiva crítica, Pós-graduação, Química