Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1030-1

Poster (Painel)


1030-1

A construção de um currículo local na escola Adalberto Nascimento (Campinas-SP): mediações das geociências na formação continuada

Autores:
DINIZ, VANESSA LESSIO1, COMPIANI, MAURÍCIO2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas , 2 UNICAMP - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de construção de um currículo local elaborado por um coletivo de professores da escola estadual Adalberto Nascimento (Campinas – SP), esses participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola (RAE). O RAE foi um projeto interdisciplinar que teve como proposta articular conhecimentos e conteúdos de diferentes disciplinas com a realidade histórica dos educandos e com o local da escola na elaboração de conhecimentos escolares, enfocando em conceitos geocientíficos para investigar as dinâmicas das bacias hidrográficas urbanas. Para desenvolver este trabalho, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa da pesquisa-ação colaborativa, realizando a observação participante, afim de, compreender os desafios e implicações dessa construção coletiva. Os resultados apontam que a construção desse currículo local teve como consequência o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e a compreensão do espaço local do aluno, substituindo a repetição e fragmentação de conteúdos já sistematizados pela construção de conhecimento

Palavras-chave:
 currículo local, formação continuada de professores, geociências


Agência de fomento:
CAPES