Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1024-1

Poster (Painel)


1024-1

Interações discursivas no ensino de Química: os questionamentos como método de intervenção.

Autores:
Melo, F. E1, Teixeira, A. O.1, Martins, R. B1, Santos, B. F.1
1 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo:
Este trabalho aborda uma pesquisa qualitativa de intervenção sobre os questionamentos de uma professora em aulas de Química no 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública no município de Jequié-BA. O corpus de dados foi construído em dois momentos distintos, e incluiu a observação das aulas, gravações de áudios seguidas das transcrições e análise dos dados baseada na tipologia de Hugh Mehan e na abordagem comunicativa de Mortimer e Scott. No primeiro momento da pesquisa buscamos caracterizar a prática pedagógica da professora, e no segundo momento foi desenvolvida uma intervenção em sua prática, na qual propomos uma modificação nos questionamentos da professora. Os resultados evidenciaram a inclusão de questionamentos dos tipos processo e metaprocesso, e a diminuição das iniciações de escolha e produto, o que favoreceu uma maior interação entre a professora e os alunos, gerando novos padrões de interação em aula.

Palavras-chave:
 Interações discursivas, Questionamentos, Tipos de iniciação, Ensino de Química.


Agência de fomento:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB