Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1022-1

Poster (Painel)


1022-1

Interdisciplinaridade e ensino de ciências: a presença da História Oral em dissertações do Mestrado Profissional

Autores:
Bruno Henrique Parreiras1,2, SILVANIA SOUSA DO NASCIMENTO1, Gustavo Jardim1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 2 PBH - Secretaria Municipal de Educação

Resumo:
A comunicação visa discutir a interdisciplinaridade e a usabilidade da História Oral na formação continuada de professores de ciências no desenvolvimento de produtos educacionais. Em um corpus de 152 dissertações elencamos três oriundas do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUCMINAS que fizeram uso da História Oral na construção do produto educacional. Os produtos educacionais selecionados foram desenvolvidos para aplicação em situações de inclusão de alunos com deficiências visuais. Em nossa análise descrevemos os produtos e analisamos as justificativas dos autores da construção de roteiros temáticos aplicando a História Oral. Concluímos que a metodologia foi apropriada de forma adequada no processo e sua usabilidade produziu uma prática docente interdisciplinar efetiva.

Palavras-chave:
 Interdisciplinaridade, formação continuada, mestrado profissional, história oral, inclusão social


Agência de fomento:
FAPEMIG, CAPES (OBEDUC), CNPq