Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1017-1

Poster (Painel)


1017-1

A Evolução Biológica para o Ensino Médio nos Documentos Orientadores Nacionais e no Currículo Referência do Estado de Goiás

Autores:
MORAES, C. L. M.1, GUIMARÃES, S. S. M. 1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
Este trabalho busca apresentar resultados parciais de uma pesquisa que resultou na dissertação de mestrado da primeira autora. Para este evento foi realizado um recorte da pesquisa trazendo a discussão de como a Evolução Biológica está sendo contemplada nos principais Documentos Orientadores Nacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, Parâmetros Curriculares Nacionais + - PCN+EM e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM) e no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás - CRREEGO. Através da análise de cada documento se percebe que a Evolução Biológica está presente nos quatro documentos, no entanto, apenas no PCN+EM e nas OCEM ela aparece como um eixo integrador do conhecimento biológico. Já no CRREEGO podemos encontrar as principais confusões teórico-metodológicas em relação a temática e ao seu ensino na disciplina de Biologia.

Palavras-chave:
 Ensino de Biologia, Evolução Biológica, Ensino Médio, Currículo