Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1015-1

Poster (Painel)


1015-1

Fases da Lua: concepções e evoluções no pensamento de licenciandos em ciências

Autores:
Camila Contrucci1, Pamella Aline de Almeida1, Leonardo Testoni1, Guilherme Brockington1, Lucas Mesquita1, Paulo Henrique de Sousa2
1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
O presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, busca investigar as concepções sobre fases da Lua de estudantes universitários, devidamente matriculados no curso de Licenciatura em Ciências de uma Universidade Federal paulista. O estudo em tela revelou que, mesmo no nível superior em ciências, os estudantes mantêm concepções espontâneas sobre as fases da Lua encontradas em alunos de ensino fundamental, de acordo com a literatura da área. De posse desse dado, organizou-se uma sequência de aulas de caráter investigativo específica sobre esse tema, inferindo-se, ao final do processo, uma evolução nas concepções dos estudantes, observada pelo desenvolvimento argumentativo nos referenciais de Toulmin e Lawson.

Palavras-chave:
 argumentação, ensino de ciências, fases da lua