Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1014-1

Poster (Painel)


1014-1

Elementos CTS nas aulas de professores formadores no Ensino Superior

Autores:
Pizzutti, Thiago C.1, Alves, João A. P.2
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná, 2 UTFPR - Universidade Técnológica Federal do Paraná

Resumo:
O campo de estudo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem sua origem marcada por diferentes correntes de pensamento. Enquanto campo interdisciplinar, a CTS permite um entendimento sobre a dinâmica e as consequências da ciência e da tecnologia na sociedade. É em sua essência a ponte de ligação entre as várias disciplinas do conhecimento, oferecendo possibilidades reais para satisfazer as demandas educacionais de nossa sociedade. O presente texto, fruto de uma pesquisa acadêmica mais ampla, busca discutir alguns elementos CTS presentes nas práticas de professores formadores de professores, atuantes em disciplinas de suas áreas de referência (Física, Química, Biologia e Geociências), de duas universidades públicas em Curitiba (PR). Nos apropriamos da Grounded Theory como metodologia de pesquisa para constituição e análise dos dados. Neste trabalho mostramos como professores formadores buscam construir pontes ao realizarem práticas alternativas e diferenciadas, e que influenciam diretamente nas atitudes e práticas dos professores em formação.

Palavras-chave:
 CTS, Ensino Superior, Formação de Professores, Grounded Theory


Agência de fomento:
Capes