Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1013-1

Poster (Painel)


1013-1

Arte, natureza e interdisciplinaridade: (algumas) mediações pedagógicas no Museu Inhotim

Autores:
Brito, K, L, G1, Almeida, G. R.1, Fadini, G. P.1, Cancian-Roldi, M. M.1, Santana, R. C1, Leite, S. Q. M.1
1 IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espír

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi o de estudar as potencialidades pedagógicas para formação continuada de professores de Ciências e Matemática, em mediação interdisciplinar em um espaço de educação não formal, tomando como base o museu de Inhotim da cidade de Brumadinho, Minas Gerais, Brasil, cujo estudo foi planejado na perspectiva da aula de campo, i.e., com três etapas: pré-campo, campo e pós-campo. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma prática pedagógica realizada além da sala de aula, cujos dados emergiram da observação, rodas de conversas, relatos orais e escritos, além de fotografias produzidas durante a intervenção pedagógica. Foi possível estabelecer diálogos pedagógicos entre a sala de aula e o museu. As conversas realizadas durante, e após, a intervenção promoveram a construção de um banco de dados de possíveis atividades interdisciplinares, abordando conteúdos de Ciências e Matemática, ao longo de uma visita semelhante.

Palavras-chave:
 ciências da natureza e matemática, educação não formal, formação continuada de professores, interdisciplinaridade, mediação pedagógica