Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1012-1

Poster (Painel)


1012-1

A Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Ciências : um estudo no município de Diamantina (MG)

Autores:
SOUZA,J.R.A.1, FERNANDES;G.W.R1, LIMA. U.M.1
1 UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Resumo:
Diversas pesquisas apontam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o Ensino (TICE) como ferramenta que permite um ensino mais ativo e menos tradicional,além de vários efeitos positivos na aprendizagem. Assim o presente trabalho visa identificar os diferentes recursos TIC presentes nas escolas do município de Diamantina, compreender como se caracterizam as práticas pedagógicas dos professores ao desenvolverem atividades de Ciências mediadas pelas TICE. A partir da análise desses dados verificou-se que a representação de tecnologia e Ciências , não esteve muito clara para maioria dos professores. Os professores desenvolvem atividades práticas e utilizam diferentes recursos tecnológicos em suas aulas de Ciências, ou seja, usam materiais que se encontram disponíveis em seu ambiente de trabalho, mas não significa que eles realmente conseguem promover um ensino de Ciências em que os alunos estão aprendendo diferentes conteúdos científicos.

Palavras-chave:
 Tecnologias de Informação e Comunicação , Ensino de Ciências , Práticas pedagógicas