Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1006-1

Poster (Painel)


1006-1

A relação entre as formas de mediação, na perspectiva da TMC, e a compreensão do conceito de carga elétrica

Autores:
Graciela Paz Meggiolaro1, Luis Cunha3, Agostinho Serrano3
1 URI - SANTO ÂNGELO - Universidade Regional Integrada do Alto das Missões, 2 ULBRA - CANOAS - Universidade Luterana do Brasil , 3 ULBRA - CANOAS - Universidade Luterana do Brasil

Resumo:
Este trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado no qual buscamos, aqui, identificar as mudanças cognitivas resultantes por meio do uso de uma simulação computacional de física no Geogebra. Para isso, utilizamos a Teoria da Mediação Cognitiva – TMC (SOUZA, 2004), que faz uma abordagem baseada no processamento de informações, capaz de explicar o funcionamento da cognição humana, uma vez que os processos mentais de um indivíduo ocorrem a partir do processamento de informações por estruturas em seu ambiente. O foco da investigação deste trabalho foi a compressão do conceito de carga elétrica de um aluno de física do sexto semestre, por intermédio de uma simulação computacional de física no Geogebra, envolvendo carga, campo elétrico e vetor campo elétrico. As análises dos dados coletados através dos gestos descritivos e imagens mentais nos deram indícios de mediações culturais, sociais e hipercultural.

Palavras-chave:
 Carga elétrica, Simulações Computacionais, Teoria da Mediação Cognitiva