Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1002-1

Poster (Painel)


1002-1

Aspectos científicos e sociais de fotografias encontradas no material didático “Caderno do Aluno” do estado de São Paulo

Autores:
ZAMA, M. Y1, SANTOS, A. C. C1, REJAN, D. C. L1, ANDRADE, M. A. B. S. de1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
O uso de imagens é frequente no ensino de Ciências. Observa-se a importância dessa prática na construção, representação, comunicação de ideias e conceitos científicos, necessitando ser interpretada de forma correta, na qual o professor possui papel importante para sustentar do que se trata, por exemplo, uma fotografia. O presente trabalho, feito através de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as representações fotográficas da apostila ″Caderno do Aluno″ buscando elencá-las em aspectos sociais e/ou científicos. O material do currículo oficial do estado de São Paulo analisado refere-se ao segundo semestre, do sétimo ano do Ensino Fundamental II, da disciplina de Ciências. A análise das fotografias demonstrou que as imagens presentes em materiais didáticos, assim como a linguagem escrita, necessitam serem analisadas de forma criteriosa e requerem interpretação, pois não possuem papel apenas de ilustrar, mas de acrescentar informação, pois fazem parte dos processos de construção do conhecimento científico.

Palavras-chave:
 alfabetização científica, ensino de ciências, imagem