Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1000-1

Poster (Painel)


1000-1

Avanços e obstáculos nas interações universidade-escola no âmbito do PIBID de Química da PUCRS

Autores:
SENA, C.M.1, HARRES, J.B.S.1
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar os avanços e obstáculos vivenciados nas interações universidade-escola, proporcionadas pelo subprojeto de Química do PIBID/PUCRS. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, com os professores supervisores do subprojeto, e observações das reuniões semanais do grupo de estudos. O material coletado foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que avanços significativos nas interações estabelecidas foram vivenciados, em ambos ambientes, desenvolvendo um espaço de cooperação, reflexão, compartilhamento de experiências, aprendizado, produção acadêmica e estudo, promovendo ações que visam as necessidades de todos os envolvidos e beneficiando-os. No entanto, obstáculos foram percebidos na mediação do professor junto à comunidade educativa e na sobrecarga de trabalho encarada por muitos licenciandos, sendo proposto, nesse sentido, divulgação das ações do PIBID na comunidade escolar, solicitações de ordem financeira e continuação do programa.

Palavras-chave:
 PIBID, interação universidade, políticas públicas, supervisores, química