Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 997-1

Poster (Painel)


997-1

Do que a Ciência se ocupa? Uma etapa na pesquisa sobre enfoque CTS no ensino fundamental

Autores:
Julieta Gomes1,1, Verônica Pimenta Velloso1,1, Jorge Cardoso Messeder1,1
2 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 3 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, 4 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
O estudo trata de atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina Ciências, no Ensino Fundamental I, por professoras de uma escola da rede federal no município do Rio de Janeiro (RJ), para identificar inter-relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), compreendendo uma etapa de pesquisa, em andamento, para dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências. Os dados foram obtidos mediante entrevistas com docentes que atuaram no 5º ano, durante o primeiro trimestre de 2016, cuja análise voltou-se para temas sobre "do que a ciência se ocupa?" e crise da saúde. A metodologia baseou-se nas orientações teóricas do enfoque CTS no ensino, articuladas aos relatos coletados e utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram introdução de discussões sobre a natureza da ciência que levaram a ressignificações da própria disciplina Ciências pelos alunos, e a partir destas, a reflexões sobre as inter-relações entre ciência e sociedade, que se estenderam a ambiente.

Palavras-chave:
 CTS, atividades pedagógicas, ensino fundamental, ensino de ciências