Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 992-1

Poster (Painel)


992-1

AS INTERAÇÕES DA PESQUISA COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ATUAL CONJUNTURA BRASILEIRA

Autores:
CAMPOS, Jane Acordi de1, DELIZOICOV, Nadir Castilho1, CAMPOS, Antônio Valmor de2,3
1 UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, 3 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
O Brasil enfrenta insegurança política, econômica e institucional, com reflexos inevitáveis na educação, pelas incertezas nos rumos teórico-metodológicos, estruturais e financiamento. Nesse contexto o ensino de ciências tem passado por transformações, as quais são visíveis nos estudos e pesquisas recentes. As transformações decorrem da opção dos educadores e pesquisadores de preparar o aluno para o exercício da cidadania. Isso vai ganhando espaço, à medida que se intensifica a formação de professores comprometidos com essa proposta. Nesse contexto as instituições de ensino superior precisam optar por essa proposta de formação. Esse ensaio discorre sobre os elementos envolvidos, oferecendo informações que permitem a compreensão da relação do ensino de ciências com a realidade conjuntural, social e política. Também apresenta como as universidades e os programas devem preparar seus alunos para abraçarem essa possibilidade de atuar na preparação dos alunos para uma atuação profissional de qualidade e voltada para transformação social.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, formação de professores, pesquisa, conjuntura