Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 981-1

Poster (Painel)


981-1

DISCUSSÕES DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E PROJETOS INTEGRADOS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores:
Leandro Duso1
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

Resumo:
Este texto apresenta os resultados de uma investigação voltada a compreender a abordagem de controvérsias sociocientíficas no ensino de Ciências em uma perspectiva de integração curricular, frente aos novos desafios sociais e ambientais postos para a Educação Científica atual. A pesquisa foi realizada como um estudo de caso, no qual participaram a equipe diretiva e os professores de um Colégio de Ensino Médio e Técnico da rede privada de ensino. As informações desse trabalho foram obtidas por meio de questionários e entrevistas, e analisados por análise textual discursiva. Os resultados indicam a potencialidade da abordagem de controvérsias sociocientíficas associada aos projetos integrados, favorecendo a interlocução entre diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, é preciso superar condicionantes relacionados ao tempo de planejamento dos projetos, à falta de material adequado para o trabalho com essa perspectiva e à insegurança didática na discussão de temas que pressupõem diferentes posicionamentos da comunidade escolar.

Palavras-chave:
 Questões sociocientíficas, Interdisciplinaridade , educação científica e tecnológica