Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 977-1

Poster (Painel)


977-1

Ensino de química para deficientes visuais numa perspectiva inclusiva: estudo sobre o ensino da distribuição eletrônica e identificação dos elementos químicos.

Autores:
Bianka Alves de Faria1, Claudio Roberto Machado Benite1, Fernanda Araújo França Bonomo1, Gustavo Nobre Vargas1, Ana Clara Cândido Rodrigues1, Mislene da Silva Gomes Oliveira 1, João Paulo1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
O ensino de Química exige a abstração e o domínio de sua linguagem representacional para a compreensão de conceitos, mas para que deficientes visuais aprendam essa linguagem é necessária a utilização de materiais que considerem sua especificidade. Nessa investigação, objetivamos o uso de tecnologia assistiva para a localização de elementos na tabela periódica e distribuição eletrônica. A aula visando o atendimento educacional especializado foi realizada numa Instituição de Apoio ao ensino regular com a participação de doze alunos DV. Nossos resultados apontam que a tabela periódica permitiu com que os alunos pudessem, de forma autônoma, identificar a localização dos elementos e seus símbolos. Puderam verificar ainda, por meio da distribuição eletrônica no diagrama de Linus Paulling a localização em famílias e períodos na tabela. Os resultados também mostram que o uso de tecnologia assistiva aliado a percepção háptica permite com que esses alunos aprendam o conteúdo como qualquer vidente.

Palavras-chave:
 Atendimento Educacional Especializado, Educação Inclusiva, Ensino de Química, Tecnologia Assistiva


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)