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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 962-1

Poster (Painel)


962-1

A Trilha Interpretativa como Atividade em Educação ambiental: relações entre os conteúdos de ciências e o trabalho docente

Autores:
COLMAN, D. A. L.1, LORENCINNI JUNIOR, A.1, VAN-DAL, P. C.1
2 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo: analisar as relações entre a abordagem dos conteúdos de Ciências adotada por uma professora e seu trabalho docente. Os dados foram obtidos por meio da elaboração de um roteiro para trilha interpretativa e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos indicam que a professora elabora o roteiro, levando em conta os aspectos: os fenômenos biológicos e ecológicos como exemplos da exposição anteriormente desenvolvida em sala de aula e, a contextualização dos exemplos para a elaboração dos conceitos que explicam os fenômenos observados. Portanto, o roteiro possibilita desenvolver os conteúdos de Ciências, a partir do concreto como também pode ilustrar com a observação a interpretação dos conteúdos em sala de aula. Podemos ainda inferir que as trilhas interpretativas são uma ferramenta metodológica para atender os objetivos da Educação Ambiental, bem como uma atividade que possibilita diferentes abordagens com os conteúdos de Ciências influenciando no trabalho docente.

Palavras-chave:
 educação ambiental, interpretação ambiental, trabalho docente, trilhas interpretativas


Agência de fomento:
Capes