Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 954-1

Poster (Painel)


954-1

Análise de modos de pensar de uma professora de Química sobre substância quando aborda esse conceito em sala de aula

Autores:
Diniz Júnior1, Amaral2
1 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar os modos de pensar de uma professora de Química quando expressa ideias sobre o conceito de substância em sala de aula, partindo do pressuposto de que uma investigação sobre modos de pensar do professor pode contribuir para compreender a heterogeneidade e diversidade de ideias que povoam a sala de aula. Para isso, foram videogravadas e transcritas 4 aulas de uma professora de química, e a análise foi feita tomando por base diferentes modos de pensar sobre substância, estruturados em um perfil conceitual (SILVA e AMARAL, 2013), que emergem nas interações discursivas em sala de aula. Os resultados apontam que a professora apresenta diferentes modos de pensar sobre substância, expressando concepções tais como: ideias generalizadas sobre substância, compreensão de características atômico-moleculares, e de propriedades macroscópicas das substâncias. É interessante ressaltar que nem sempre a professora tem consciência da sua heterogeneidade de pensamento.

Palavras-chave:
 substância, modos de pensar, situações contextualizadas


Agência de fomento:
CAPES