Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 912-1

Poster (Painel)


912-1

Argumentatividade e Alfabetização Científica: analisando a comunicação da informação em situações-problema.

Autores:
OLIVEIRA, I. S.1, Boccardo, L.2, R Jucá-Chagas2
1 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo:
A comunicação da informação engloba um dos importantes procedimentos empregados na solução de problemas e o processo argumentativo relaciona-se às evidências de alfabetização científica. Com base nessa orientação, foi realizada uma atividade de intervenção com um grupo de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, objetivando analisar qualitativamente a argumentatividade presente nas exposições escritas. Os argumentos foram analisados do ponto de vista conceitual e estrutural por meio de situações-problema. A investigação deu relevo à ausência de competências argumentativas na comunicação da informação, alfabetização científica deficitária e sugere a utilização da problematização como instrumento para avaliar e desenvolver a argumentatividade.

Palavras-chave:
 argumentação no Ensino de Ciências, problematização, situação-problema, biologia