Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 910-1

Poster (Painel)


910-1

Análise semiótica de vídeo sobre preservação ambiental: a linguagem visual e suas possibilidades como recurso didático

Autores:
TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE1,2, Carneiro-Leão, Ana Maria dos A.1, Martins, M.M.3
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 3 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
A pesquisa sobre o uso da linguagem visual na Educação em Ciências tem crescido e abordado diferentes suportes, como o emprego de vídeos em sala de aula. Para a leitura de imagens em vídeo, a semiótica peirceana poderá configurar-se como uma importante referência teórica para identificar os diferentes tipos de signos e para explicar a forma através da qual os fenômenos são apreendidos pelos sujeitos. Com base neste referencial, realizamos a análise semiótica das imagens e dos comentários de um vídeo veiculado na internet, no site YouTube e a partir deste exame, exploramos as possibilidades de seu uso em sala de aula. Os resultados indicam que a análise semiótica demonstra as diferentes fases para a compreensão do processo de produção de significados das imagens em sala de aula e a importância da preparação dos professores para a prática da leitura de imagens.

Palavras-chave:
 leitura de imagens, recurso didático, semiótica peirceana, vídeo