Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 896-1

Poster (Painel)


896-1

A atividade experimental como estrutura para o ensino das Ciências Naturais no CECINE nos anos de 1960 e 1970.

Autores:
LIMA, K. E. C.1, TEIXEIRA, F. M.2
1 CAV-UFPE - Centro Acadêmico de Vitória - Univ. Federal de Pernambuco, 2 CE - UFPE - Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
Este estudo buscou analisar que tipos de experimentos / atividades experimentais, e em que circunstâncias, foram aplicados e divulgados com os materiais utilizados no CECINE nas décadas de 1960 e 1970, orientados pelos Currículos Estadunidenses. Realizamos pesquisa documental nos arquivos do CECINE e entrevistas a ex-professores formadores de professores que trabalharam no CECINE na época. Constatamos que muitas das intervenções buscavam disseminar uma nova proposta de ensino, baseada nos currículos estadunidenses, tomando como referencial as atividades práticas experimentais. Desejava-se que os professores em formação se apropriassem das técnicas e modelos experimentais orientados nos currículos para replicarem entre seus alunos, com adaptações e ajustes, disseminando o conhecimento científico, no intuito de popularizar a Ciência na região.

Palavras-chave:
 Atividade Experimental, Formação de Professores, Currículos Estadunidenses