Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 894-1

Poster (Painel)


894-1

Análise do livro didático: Resolução de Problemas em livros de Química do Ensino Médio

Autores:
FERREIRA, M. V. S.1, MEDEIROS, D. R.2, SANTOS, R. M. dos1, CHAVES DE JESUS L.1, GOI M. E. J.1, ELLENSOHN, R. M.1
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, 2 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

Resumo:
Reconhecendo a importância do livro didático no contexto da sala de aula, a presente pesquisa tem por objetivo conhecer como os livros de Química indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) estão trazendo suas questões e se estas utilizam a metodologia da Resolução de Problemas (RP). Foram examinadas coleções referentes ao triênio 2015/2017 do PNLD distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos dados foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a finalidade de identificar e analisar nas obras a metodologia de Resolução de Problemas e classificá-la em categorias decorrentes da literatura. Embora, nas coleções aprovadas, os contextos sejam adequados tanto em relação às práticas sociais quanto a outras áreas de conhecimento, os exercícios envolvendo resolução de problemas, com o objetivo de instigar a capacidade de argumentação, fundamentais ao processo de efetivação do conhecimento, ainda são poucos se comparados a quantidade de exercícios presentes nas coleções.

Palavras-chave:
 livro didático, resolução de problemas, química, ensino médio


Agência de fomento:
CAPES