Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 892-1

Poster (Painel)


892-1

Interdisciplinaridade e o ensino de ciências: o professor compreende essa relação?

Autores:
MOURA, Wilson A. L.1, MOURA, Maria S. L. A.1, FESTUCCI, Victória B. M.1, BONZANINI, Taitiâny Kárita1, BRANDO-FERNANDEZ, Fernanda da Rocha1
1 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
O trabalho desenvolvido teve por objetivo investigar como o professor compreende a relação entre o ensino de ciências e a interdisciplinaridade. Buscou também analisar questões relacionadas a formação docente e práticas interdisciplinares. Foram coletados através de questionários, anotações em diário de campo e observação participante durante o desenvolvimento de um curso de formação continuada para professores do ensino fundamental I e coordenadores das escolas estaduais. O curso tratou temas relacionados ao ambiente, buscando-se abordar a Educação Ambiental interdisciplinarmente. Como resultado observa-se que os professores apontam que o trabalho interdisciplinar é fundamental para a formação dos alunos e que possibilita uma compreensão mais abrangente dos temas desenvolvidos em sala de aula, no entanto, apresentam dificuldades para desenvolver esse tipo de trabalho, seja por falta de entendimento sobre interdisciplinaridade, seja por falta de materiais para organização das aulas.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, interdisciplinaridade, formação de professores