Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 880-1

Poster (Painel)


880-1

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM – PA: O CASO DAS CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Autores:
MARTINS, Andrey Gomes1, BICALHO, Frederico da Silva1, PASSOS, João Paulo Rocha dos1, MACÊDO, Marco Antôno Tavares1, OLIVEIRA, Raphael Alves2, SILVA, Bruno Henrique Batista da 1
1 UEPA - Universidade do Estado do Pará, 2 UFPA - Universidade Federal do Pará

Resumo:
Investigamos o estado atual da educação inclusiva no contexto das escolas públicas de Belém-PA, focalizando o ensino das Ciências Exatas e Naturais (Matemática, Física, Química e Biologia). Objetivamos verificar se as escolas estão preparadas para receber os alunos que possuem necessidades educativas especiais (NEE), se possuem professores capacitados para lidar com tais alunos, se há estrutura física adequada para auxiliar os professores, se os recursos previstos por leis federais têm sido recebidos e utilizados, e também se os graduandos dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior da região estão sendo capacitados para trabalhar com este público diferenciado. Dentre os principais resultados encontrados, verificamos a necessidade de criação de metodologias específicas, adequadas ao ensino das Ciências Exatas e Naturais para pessoas com NEE, de acordo com cada necessidade.

Palavras-chave:
 ensino de física, ensino de ciências exatas e naturais, educação inclusiva, educação especial