Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 876-1

Poster (Painel)


876-1

As Questões Sociocientíficas: um panorama da produção de teses e dissertações da área de Ensino de Ciências e Educação

Autores:
Fernanda Cristina Pansera1, Lizete Maria Orquiza de Carvalho2
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, que teve como objetivo tecer um panorama das tendências de pesquisa sobre as Questões Sociocientíficas (QSC) nas áreas de Ensino de Ciências e de Educação. O levantamento foi desenvolvido partir da consulta das teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações da Capes (BTDC). Os trabalhos encontrados foram agrupados conforme as categorias: universidade, programa de pós-graduação, ano da de defesa e foco temático das pesquisas. Os dados mostraram que há uma grande concentração de pesquisas sobre a temática na região Sudeste. Além disso, percebemos que um número considerável de trabalhos foi desenvolvido dentro de um mesmo grupo de pesquisa, que faz parte de um único programa de pós-graduação.

Palavras-chave:
 questões sociocientíficas, estado do conhecimento, teses e dissertações, ensino de ciências