Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 862-1

Poster (Painel)


862-1

Ensino por Investigação em Museus de Ciência: o caso do Instituto Nacional da Mata Atlântica-INMA

Autores:
Cancian-Roldi, M. M.1, JONIS-SILVA, M.A1
1 IFES - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espíri

Resumo:
O presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo analisar uma atividade investigativa, utilizando-se de princípios teóricos e metodológicos do ensino por investigação, no Instituto Nacional da Mata Atlântica, buscando conciliar a ações educativas que ocorrem, no Instituto, com o ensino de Biologia da Educação Básica. A produção de dados ocorreu por meio de diário de campo, gravações em áudio e relatório dos alunos; os sujeitos da pesquisa são alunos do ensino médio e a análise foi realizada de acordo com o referencial teórico adotado. Considerando as ideias comuns sobre o ensino por investigação como a argumentação, o diálogo, a valorização das hipóteses, a atenção aos pequenos detalhes associados a não centralidade do mediador, pode-se afirmar que houve a aproximação do que seria desejável na compreensão acerca de conceitos como adaptação, ectotermia e polinização, temas contemplados no currículo do ensino básico ensinados em um museu de ciências.

Palavras-chave:
 investigação, espaço não formal de educação, biologia