Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 860-1

Poster (Painel)


860-1

Análise da Produção Cientifica sobre Aulas de Campo em Periódicos Nacionais e Internacionais Do Ensino de Ciências

Autores:
Renata Silva1, Carmen Farias1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
A pesquisa investiga a produção científica sobre aulas de campo em ambientes naturais em periódicos da área de ensino de ciências. Foram analisadas três revistas eletrônicas nacionais e duas internacionais, num recorte de tempo de 2010 a 2016. A busca foi feita no site das revistas e no portal de periódicos da Capes. A seleção se deu a partir da leitura dos títulos e resumos. Dos 1113 artigos encontrados 8 eram sobre aulas de campo. Os resultados apontam para uma baixa quantidade de publicações sobre o tema. As tendências de pesquisa indicam artigos que investigam o potencial das aulas de campo para o ensino e aprendizagem de ciências/biologia e educação ambiental; e pesquisas que avaliam as estratégias de aulas de campo. Também foi observado a falta de pesquisas de cunho teórico sobre o tema nos periódicos analisados, o que aponta que este pode ser um caminho profícuo para investigações.

Palavras-chave:
 aulas de campo, tendências de pesquisa, ensino de ciências


Agência de fomento:
Capes