Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 857-1

Poster (Painel)


857-1

Argumentação científica e a teoria de Vigotski: discussões a partir do uso do pluralismo metodológico nas aulas de Física

Autores:
GALVÃO, I C M2, MONTEIRO, M A A1, MONTEIRO, I C C1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", 2 UNESP- CAMPUS DE BAU - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", 3 UNESP - FEG-Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Resumo:
O presente artigo apresenta o uso do pluralismo metodológico articulado com o processo de interação social para promover a construção de argumentações científicas nos alunos. Os conceitos teóricos que embasam nosso estudo estão relacionados com o uso de diferentes metodologias no ensino de Ciências juntamente com a teoria vigotskiana e o processo de argumento, segundo o modelo de Toulmin. Os dados apresentados nessa pesquisa foram coletados com alunos da 3ª série do ensino médio na disciplina de Física, de uma escola pública do estado de São Paulo. Neste artigo elaboramos uma análise sobre o processo interativo de alguns momentos de argumentação. O estudo traz evidências de que o uso de atividades diversificadas favorece a interação social e promove um ambiente facilitador para o surgimento de argumentações válidas.

Palavras-chave:
 argumentação científica, interação social , pluralismo metodológico