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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 842-1

Poster (Painel)


842-1

Estudos do Currículo e Educação do Campo – Potencialidades reflexivas na interface com a Educação em Ciências

Autores:
Néli Suzana Britto1, Leila Paiter1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Muitas reflexões e diálogos têm sido gerados pelos estudos que investigam os fatores constituintes da história dos currículos e/ou a história social das disciplinas, seja no contexto escolar como acadêmico. Sob essa óptica, estudiosos curriculistas entendem que é possível romper uma leitura linear, pois a historicidade do currículo de um curso se explicita pela trama de inúmeros fios. A criação da licenciatura em Educação do Campo com a formação docente na Área de Ciências da Natureza tem se colocado como uma cunha no exercício docente acadêmico, especialmente para quem fez sua formação nas licenciaturas em campos disciplinares específicos. As singularidades desse curso são provocativas e abalam lugares fixos de uma compreensão sobre o compromisso do exercício docente. Na tessitura desse ensaio, nos propomos a dialogar e focar nossas reflexões sobre as potencialidades da organização curricular do curso em tela e sua interface com currículo, ensino e educação em Ciências.

Palavras-chave:
 Área de Ciências da Natureza, Currículo, Educação do Campo, Educação em Ciências, Ensino de Ciências


Agência de fomento:
CAPES