Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 830-1

Poster (Painel)


830-1

A Educação ambiental no contexto escolar: uma proposta didática à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores:
Urague,C.C1, Cruz, L.G2
1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo:
O presente estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que tem por objetivo trabalhar a Educação Ambiental (EA) a partir dos conteúdos de Biologia com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Mundo Novo - MS. Para tal, optou-se desenvolver uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação participativa. A metodologia didática adotada utiliza como aporte teórico os pressupostos da EA crítica e transformadora e da Pedagogia Histórico Crítica (PHC), trabalhando os conteúdos da disciplina a partir de uma problemática ambiental apontada pelos estudantes. Pretendeu-se, desta forma, trabalhar a EA como atividade nuclear do currículo, destacando o papel dos conteúdos científicos na discussão das questões socioambientais. Um dos principais resultados foi a produção coletiva de um curta-metragem a ser enviado ao Circuito Tela Verde do Ministério da Educação (MEC).

Palavras-chave:
 ambiente, conteúdos disciplinares, escola