Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 815-1

Poster (Painel)


815-1

A Iniciação Científica em Museus e Centros de Ciência: uma análise em Instituições da Cidade do Rio de Janeiro (RJ)

Autores:
Isabel Van Der Ley Lima1,2, Cristina Carvalho1
1 PUC-RIO - Pontifícea Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre a Iniciação Científica (IC) em museus de ciência, instituições que sempre estiveram relacionadas à pesquisa e à formação científica. Pretendemos investigar como a IC ocorre nesses espaços, se há algo de particular na IC em museus e como a formação dos bolsistas se relaciona com as atividades museais, como a difusão do conhecimento, mediação, conservação do acervo, entre outras. Na primeira etapa foram levantados os museus da cidade do Rio de Janeiro que possuem bolsistas de IC. Em seguida foram entrevistados os profissionais dessas instituições responsáveis por esses alunos. A análise preliminar dos dados mostra que em algumas instituições há uma formação própria para a pesquisa em divulgação e popularização da ciência, enquanto em alguns museus há uma dicotomia entre a formação de pesquisadores em áreas especializadas (zoologia, por exemplo) e a formação para a educação em museus.

Palavras-chave:
 formação científica , educação em museus, espaços não formais


Agência de fomento:
CNPq e CAPES