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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 813-1

Poster (Painel)


813-1

As consequências da ação do monitor em uma atividade de campo na formação de professores: uma abordagem praxeológica.

Autores:
GOMES, F. O.1,2, MARANDINO, M.1,2
1 FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, 2 FEUSP - Faculdade de Educação Universidade de São Paulo

Resumo:
Ancorados na Teoria Antropológica do Didático (TAD a partir de agora), analisamos o impacto da ação do monitor no processo de estudo das alunas que realizam uma atividade de campo durante um estudo do meio na formação de professores do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da USP (FE-USP). A partir da transcrição dos registros feitos em audio e video durante a atividade, identificamos os momentos nos quais há participação direta do monitor na ação das alunas e, através da organização praxeológica identificada na resolução dessa atividade, apontamos quais foram as consequências dessas intervenções na praxeologia das alunas. Dialogando com diversas pesquisas pudemos inferir que a participação de monitores nessa atividade de campo, para esse grupo de alunas, foi significativa já que com essa intervenção elas conseguiram atingir as dimensões lógicas (logos) da atividade proposta e deixaram de resolver mecanicamente a atividade.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, estudo do meio, formação de professores, praxeologia, Teoria Antropológica do Didático