Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 809-1

Poster (Painel)


809-1

A Fundamentação Ética da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Ciências: Adaptação ou Emancipação?

Autores:
FURLAN, A. B. S.1, ALVES, A.H.B1, SILVA, A. F.G da1
1 UFSCAR SOROCABA - Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Resumo:
Por acreditar que somente um Ensino de Ciências socialmente comprometido pode tornar os educados agentes de transformações sociais, o presente trabalho procura compreender qual concepção de educação emoldura a proposta curricular do Estado de São Paulo e se ela está de acordo com princípios ético-críticos que conferem qualidade política e social à prática educativa. Para isso, foi realizada uma análise documental referenciada na ética de Dussel, no diálogo de Freire e na emancipação de Adorno. Concluiu-se que a proposta curricular em questão se distância de tais princípios por não explicitar o papel social da educação, por não posicionar-se ética-politicamente a favor de um determinado grupo social e por não caracterizar a escola e a comunidade onde está inserida.

Palavras-chave:
 Currículo, Diálogo, Emancipação, Ética