Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 806-1

Poster (Painel)


806-1

As implicações do Teatro Científico como prática educativa na perspectiva da educação não formal

Autores:
Guimarães, R. S.1, Silva, C. S. 1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
O presente trabalho analisa as implicações do Teatro Científico como prática educativa na perspectiva da educação não formal. A pesquisa qualitativa do tipo participante abrangeu a produção e apresentação de uma peça teatral realizada com educandos do Ensino Fundamental, trazendo dados constituídos em diários de campos pelos participantes. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias (Análise de Conteúdo) definidas a partir dos fundamentos da educação não formal propostos por Maria da Glória Gohn. Evidenciamos que o Teatro Científico operacionalizou a aprendizagem de conteúdos, ampliando o repertório teórico dos indivíduos, possibilitando que os utilize em seu cotidiano. Além disso, proporcionou a conscientização, organização e salientou a importância de agir em grupos coletivos; resgatando sentimentos de valorização de si próprio, e ainda, possibilitando a valorização do ambiente, da cultura e de grupos sociais, além de gerar espírito crítico, podendo propiciar meios para que o indivíduo possa realizar sua leitura de mundo.

Palavras-chave:
 teatro científico, educação não formal, ensino de ciências