Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 805-1

Poster (Painel)


805-1

Interdisciplinaridade na formação continuada para o ensino de Ciências: uma sequência didática

Autores:
COSTA, P. M.1, GOBATO, M. M.1, GEBARA, M. J. F.2,1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
A interdisciplinaridade tem sido apontada como uma forma de superar a fragmentação disciplinar. Ainda que seja um conceito polissêmico, existe um consenso entre os pesquisadores de que exista um diálogo entre as disciplinas, com a finalidade de entender a unidade na diversidade dos conhecimentos. Frente a essas considerações, o objetivo deste trabalho foi investigar como estudantes de um programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática concebem a prática interdisciplinar. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas, em escala Likert. As questões abertas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, enquanto que as fechadas passaram por análise quanti-qualitativa. A análise dos dados mostra que existe certa lacuna em relação à presença da interdisciplinaridade entre os participantes, o que provavelmente é consequência da ausência de práticas interdisciplinares na formação inicial de professores.

Palavras-chave:
 formação continuada, interdisciplinaridade, sequência didática