Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 803-1

Poster (Painel)


803-1

Compreensões dos professores dos anos iniciais sobre o Museu da Terra e da Vida

Autores:
Cristiane Pscheidt1,2, Leonir Lorenzetti1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná, 2 UNC - Universidade do Contestado

Resumo:
Este trabalho objetiva identificar as compreensões e relações que os professores dos anos inicias das escolas públicas de Mafra fazem entre as visitas realizadas no Museu da Terra e da Vida e a escola. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva que por meio de um questionário analisou o perfil profissional de quarenta e dois professores, suas compreensões e experiências sobre o museu e das articulações entre as atividades desenvolvidas nos museus com as atividades escolares. Os dados evidenciaram a ampliação das visitações nos últimos anos e que estão fortemente ligadas aos conteúdos trabalhados em sala e contemplação do material. Através destes dados é possível observar a necessidade da oferta de cursos de formação aos professores para que possam conhecer as potencialidades do museu, os temas que podem ser abordados e de como é possível aproximar o museu da escola, ampliando seus conhecimentos e potencializando suas práticas docentes.

Palavras-chave:
 Museu, Anos iniciais, Museu-escola, Educação não-formal