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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 797-1

Poster (Painel)


797-1

A supervisão de estagiários da Licenciatura como possibilidade de Desenvolvimento Profissional Docente para professores de Ciências e Biologia

Autores:
MELLO, Ana Cecília Romano de1, HIGA, Ivanilda1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
Estudou-se o desenvolvimento profissional docente de professores de Ciências e Biologia na supervisão dos estagiários das licenciaturas. Por meio de entrevistas com cinco professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino identificaram-se alguns aspectos de Desenvolvimento Profissional Docente: Aspectos Materiais; Informações; Conhecimentos; Consciência Nova; Motivacional; Ajuda no Trabalho e Percepção de si. Discutiu-se que alguns desses aspectos indicam a existência de uma relação de poder simbólico entre universidade e escola que podem influenciar no DPD dos professores da Educação Básica. Apontou-se para a fecundidade do estágio supervisionado como espaço para o DPD do supervisor e, ao mesmo tempo, para a necessidade de um maior cuidado com as relações estabelecidas entre as instituições formadoras de professores para que não se acentuem relações desiguais.

Palavras-chave:
 desenvolvimento profissional docente, estágio supervisionado, professor supervisor, relação universidade e escola


Agência de fomento:
CAPES