Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 785-1

Poster (Painel)


785-1

Abordagem de temas no Ensino de Ciências e Matemática: um olhar para produções relacionadas à Educação do Campo

Autores:
HALMENSCHLAGER, K. R.1, FERNANDES, C. S.1, CAMILLO, J.1, BRICK, E. M. 1
1 UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo:
Este trabalho tem como foco analisar como discussões a respeito da abordagem de temas no Ensino de Ciências e Matemática estão inseridas em trabalhos que relacionam a Educação do campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais, com a qual foram localizados quinze estudos. A análise dos estudos foi realizada com base nos princípios da Análise Textual Discursiva, a partir de duas categorias: natureza do tema e relação com o contexto. Dentre os resultados, destaca-se que os estudos têm explorado temáticas que abarcam questões contextuais, sociais e políticas. Já a relação com o contexto do campo assume diferentes dimensões, uma de centralidade na compreensão local em que aspectos mais amplos também emergem com intenção de compreender e transformar a realidade em questão; outra em que o contexto é mais ilustrativo e não é o foco da discussão.

Palavras-chave:
 Abordagem Temática, Educação do Campo, Ensino de Ciências e Matemática