Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 778-1

Poster (Painel)


778-1

A Contextualização e a Interdisciplinaridade no desenvolvimento de uma Sequência Didática no Ensino Médio

Autores:
Silva, Enilson Araujo1, Milton Antonio Auth2
1 IFTM - ITUIUTABA - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, 2 FACIP-UFU-MG - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
O trabalho tem como base o desenvolvimento de uma Sequencia Didática no Ensino Médio de uma Escola Pública Federal do Triângulo Mineiro, envolvendo os componentes curriculares de Física, Química e Matemática e ações interdisciplinares e de contextualização. A Sequência Didática foi realizada com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio tendo como aporte atividades de produção e lançamento de foguetes artesanais e estudos complementares sobre astronomia. Esta foi acompanhada pela pesquisa, sob análise qualitativa descritiva. No decorrer das atividades didático-pedagógicas ocorreram expressivas interações entre os professores desses componentes curriculares e entre esses e os alunos, segundo a abordagem histórico-cultural. Nessa ótica também aconteceu a significação conceitual, de modo a constituir a mente dos estudantes e favorecer a aprendizagem de conhecimentos das áreas envolvidas e o entendimento da Sequência Didática como um todo.

Palavras-chave:
 Contextualização, Ensino de ciências, Foguetes Artesanais, Interdisciplinaridade


Agência de fomento:
CAPES