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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 770-1

Poster (Painel)


770-1

A Construção do Conceito de Bacia Hidrográfica por alunos do Ensino Fundamental: uma Proposta Sociointeracionista para o Ensino de Ciências

Autores:
Euni Vieira e Silva1, Monteiro2
1 UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2 FEG/UNESP - Faculdade de Engenharia de Guarattinguetá/ UNESPNESP

Resumo:
O presente trabalho de mestrado teve o objetivo de investigar o processo de construção do conceito de bacia hidrográfica numa perspectiva sociointeracionista. O estudo de caso de caráter qualitativo teve por base teórica: as etapas de desenvolvimento do pensamento de Vigotski (2001a) e as construções teóricas sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Wertsch (1984). O processo pedagógico foi desenvolvido com uma turma de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com aproximadamente nove anos de idade, de uma escola municipal de Lorena, estado de São Paulo. A proposta pedagógica privilegiou a problematização, a interação entre os alunos, a professora e o ambiente, bem como o uso de tecnologias. Os resultados indicaram que tal proposta pedagógica sociointeracionista colabora com o desenvolvimento do pensamento dos alunos. Apontam também para a importância e a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, para que o ensino proposto seja focado na construção do conhecimento.

Palavras-chave:
 Bacia Hidrográfica, Ensino de Ciências, Vigotski, Prática Pedagógica Sociointeracionista