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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 761-1

Poster (Painel)


761-1

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO APRENDIZADO DE CONCEITOS DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: uma análise sob perspectiva da TMC.

Autores:
Trevisan, R1, Serrano1
1 ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a expressão dos mecanismos externos de mediação, na construção de conceitos fundamentais acerca da dualidade onda-partícula, por um aluno em fase final do curso de licenciatura em Física. O referencial teórico adotado para leitura dos dados foi a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), buscando explicar como a mediação e o processamento extracerebral modificam a estrutura cognitiva dos estudantes. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, pós-testes e entrevista conduzida pelo método “Report Aloud”. Verificamos que as ferramentas hiperculturais utilizadas nas atividades se comportam como experimentos virtuais e, por não trazerem representações quânticas dos fenômenos, deixam uma lacuna representacional, que, quando preenchida por representações advindas de mediação cultural pode potencializar a compreensão de conceitos dos fenômenos quânticos.

Palavras-chave:
 Teoria da Mediação Cognitiva, dualidade, mediação, licenciatura em física


Agência de fomento:
CAPES