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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 738-1

Poster (Painel)


738-1

ESTUDO DA POLUIÇÃO LUMINOSA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA SESI DE BROTAS/SP

Autores:
Peixoto, D. E.1,2, ALVES, F. S.3, RODRIGUES, F. H. M.2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 SESI - Serviço Social da Industria, 3 IFPR - Instituto Federal do Paraná

Resumo:
Pretende-se, com o este trabalho, promover a transgressão de uma prática em Educação Ambiental numa vertente conservacionista para uma prática em Educação ambiental num viés crítico. Como motivação para nossa pesquisa promovemos o estudo da poluição luminosa provocada por luminárias pertencentes ao ambiente externo de uma escola da rede SESI, localizada na cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo. Através do diagnóstico dos tipos de poluições geradas, promovemos ações para a diminuição dos impactos gerados, tanto nos fatores econômico, social e ambiental devido ao excesso de luz direcionado para cima e para outros ambientes, não nos atentando apenas ao incentivo de um consumo energético consciente e sustentável. Esperamos ao final, contribuir para uma proposta dialógica de Educação Ambiental numa perspectiva crítico-emancipatória de alunos e demais funcionários da escola.

Palavras-chave:
 Poluição luminosa, Educação ambiental, Ensino de ciências