Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 732-1

Poster (Painel)


732-1

Educação Infantil e o diálogo de comunicar ciências às crianças surdas na cidade de Parintins-AM

Autores:
AMOEDO, Francisca Keila de Freitas1, SOUZA, José Camilo Ramos de 1
1 UEA/CESP - Universidade do Estado do Amazonas

Resumo:
Este estudo traz contribuições a cerca do processo de ensino e aprendizagem de crianças surdas na Educação Infantil. Diante disso, o objetivo foi compreender como ocorre o ensino e a aprendizagem de crianças surdas na Educação Infantil, com enfoque no Ensino de Ciências em duas escolas regular e especial no Município de Parintins/AM. A investigação teve caráter qualitativo, e a fenomenologia como método de estudo, as técnicas de pesquisa empregadas foram: observação sistemática, observação participante e entrevista semiestruturada realizada com duas professoras, sendo uma do ensino regular e a outra do ensino especial. Assim, podemos dizer que as metodologias criadas para se trabalhar o Ensino das Ciências em sala de aula, esbarra ainda na falta de estratégias para crianças surdas, necessitando implementar novas metodologias capaz de suprir as necessidades educacionais da criança surda no que diz respeito ao Ensino das Ciências.

Palavras-chave:
 Educação infantil, crianças surdas, ensino de Ciências