Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 731-1

Poster (Painel)


731-1

ANÁLISE DOS TIPOS DE PERGUNTA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS ORAIS EM UMA AULA INVESTIGATIVA DE CIÊNCIA.

Autores:
Silva,L.L.B1, Oliveira,T.L.S.1, Pereira,M.1
1 FFCLRP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 2 FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 3 FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Resumo:
Aprender ciências envolve o domínio da linguagem e de suas práticas discursivas características. Uma dessas práticas discursivas é a argumentação. O presente estudo teve como objetivo analisar as perguntas realizadas por um professor e a construção de argumentos orais pelos alunos durante uma aula investigativa sobre hábitos alimentares de mamíferos. Para a classificação das perguntas realizadas pelo professor, foram utilizadas as categorias de perguntas em aulas investigativas propostas por Machado e Sasseron (2012). Os argumentos construídos pelos alunos foram identificados por meio do layout de Toulmin (2006). Foram identificados dois argumentos orais coletivos. Durante a construção dos elementos dado, garantia e conclusão, o professor recorreu com maior frequência às perguntas exploratórias sobre o processo, mas também fez uso das perguntas de problematização, sobre dados e de uma nova categoria proposta nesse trabalho, denominada perguntas de retomada.

Palavras-chave:
 Argumentação Oral, Aulas investigativas de ciências, Tipos de Perguntas de aulas Investigativ