Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 704-1

Poster (Painel)


704-1

As Tiras Cômicas como recurso motivador para o desenvolvimento da autonomia de discentes de um Curso de Licenciatura em Química

Autores:
CUNHA, J. O. S.1, VASCONCELOS, F. C. G. C.1
5 CAA-UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo:
A História em Quadrinho (HQ) é um gênero textual com capacidade de transmitir informação e conhecimento, ou até mesmo conceitos científicos, considerando que, no contexto educacional as HQs começam a ser utilizadas em aulas, avaliações externas e livros didáticos. Reitera-se que o objetivo desta pesquisa consiste na divulgação de HQ como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da autonomia discente no processo de criação de HQ como recurso didático. Com isso, os discentes tiveram a possibilidade de exercitar a imaginação durante a criação, com o desenvolvimento da capacidade crítica de apresentar suas visões sobre a ferramenta linguística. Por fim, destaca-se que as criações foram coerentes com a atividade solicitada, mas é necessário uma maior divulgação sobre o processo de criação e uso da HQ no ensino de Química.

Palavras-chave:
 autonomia, ensino de química, formação docente, história em quadrinhos