Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 658-1

Poster (Painel)


658-1

Ensino das Propriedades da Luz e sua Natureza no Ensino Fundamental por meio da investigação

Autores:
BATISTA, K, R.1, AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins1, LOPES, H. C.2, GONÇALVES, K. M.1
1 IFAM - Instituto Federal do Amazonas, 2 SEDUC-AM - Secretaria de Educação do Amazonas

Resumo:
Este estudo consiste na analise do desenvolvimento de uma sequência didática (SD), utilizando da investigação como metodologia de ensino de Ciências e do Alinhamento Construtivo como forma de organização das atividades desenvolvidas. A SD foi composta por três etapas de atividades: apresentação da temática; explicação das atividades que seriam realizadas; investigação com o uso de experimentos e avaliação. Foi desenvolvido em uma escola da rede pública de Manaus, com 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, visando proporcionar condições necessárias para a construção de conhecimentos referentes aos conceitos de luz e suas propriedades. Utilizou-se como dados para análise, as atividades desenvolvidas pelos alunos e seus questionamentos, registrados durante as atividades. Os resultados mostraram que houve aprendizagem dos conceitos de reflexão, refração e dispersão; compreensão de como ocorrem alguns fenômenos relacionados a esses conceitos; percepção da relação entre tecnologias e experimentos realizados; concepções sobre o comportamento dual da luz.

Palavras-chave:
 sequência didática, investigação, Ensino Fundamental