Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 657-1

Poster (Painel)


657-1

Análise do tema Solo nos livros didáticos de Ciências da Natureza

Autores:
OLIVEIRA, A.N.S.1, MARQUES, J. D. O.1, PAES, L.S.1
1 IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo, 2 IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo, 3 IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo

Resumo:
O solo é componente fundamental, do meio ambiente; conhecer sua importância, características e serviços ecossistêmicos contribuem para a conscientização e sensibilização visando a sua sustentabilidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar a forma como o tema solo é abordado em livros didáticos de Ciências da Natureza. Realizou-se análise documental de dois livros, tendo como parâmetros de análise os conteúdos conceituais, os elementos visuais (ilustrações, fotografias) e as atividades propostas. Os resultados indicam o uso de nomenclatura obsoleta, generalizações que desconsideram as especificidades regionais dos solos, conceitos e imagens que reforçam o senso comum e apontam para a necessidade de integração do livro didático a outros recursos e estratégias de ensino para uma aprendizagem adequada e significativa desse conteúdo, bem como atualização com base no SIbCS e nas publicações da SBCS.

Palavras-chave:
 Recurso didático, Ensino Fundamental, Sustentabilidade