Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 653-1

Poster (Painel)


653-1

ENSINO DE QUÍMICA & SURDEZ: Percepções, Reflexões e Implicações do Processo de Inclusão

Autores:
COSTA, J. S.1, NICOLLI, A. A.1
1 UFAC - Universidade Federal do Acre

Resumo:
Apresentamos, no presente texto, o recorte de uma pesquisa desenvolvida para investigar as percepções de professores, intérpretes de LIBRAS e de estudantes ouvintes acerca da inclusão de Surdos em aulas de Química e suas implicações para os processos de ensino e de aprendizagem. Optamos pela realização de uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada prioritariamente pela aplicação de um instrumento impresso composto por questões semiestruturadas. Os sujeitos de pesquisa se encontravam atuando, interpretando ou estudando em duas escolas públicas, de ensino médio, que acolhem estudantes com Surdez e encontram-se situadas em Rio Branco, AC. Ao término da presente pesquisa foi possível entender aspetos vários do processo de inclusão dos estudantes Surdos em aulas de Química, identificando os principais limites e possibilidades e apresentando alternativas que visem minimizar os limites e maximizar as possibilidades identificadas.

Palavras-chave:
 aulas de química, limites e possibilidades, surdez